quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Ariano Suassuna 80 anos

Com atividades múltiplas que envolveram reflexões com estudiosos e manifestações artísticas inspiradas ou oriundas de sua obra, os 80 anos do escritor, advogado, filósofo e dramaturgo paraibano, autor da peça Auto da Compadecida (1955) e do romance A Pedra do Reino (1971) foram extensamente comemorados em centros culturais paulistas, como o Memorial da América Latina e o Centro Cultural São Paulo, no final do mês passado. Quem não pôde conferir ainda pode ver, até o dia 19 desse mês, a exposição fotográfica Do Reino Encantado, no Espaço Nossa Caixa Arte e Cultura, localizado no centro da cidade.

Nela, Gustavo Moura, fotógrafo da Coordenação de Extensão Cultural da UFPB que foi selecionado recentemente para compor a coleção MASP/Pirelli, apresenta parte do seu acervo artístico e documental, com fotografias das mais diversas manifestações culturais populares do agreste nordestino, com ênfase nos estados de Pernambuco e Paraíba, estabelecendo uma aproximação com a obra de Ariano, atual Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco e ocupante de uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Admirador das cenas do sertão, o fotógrafo viu nas linhas de Suassuna a essência do seu trabalho fotográfico e a conclusão desta descoberta é o livro Do Reino Encantado, com o qual ambiciona perpetuar, para as próximas gerações, o interesse pelas raízes e identidades culturais nordestinas.

A mostra ainda inclui um áudio visual de 54 minutos que exibe uma entrevista de Ariano Suassuna no programa Conexão Roberto Dávila.

Para ir além
Exposição Do Reino Encantado - Até o dia 19 de outubro - Espaço Nossa Caixa Arte e Cultura –- Rua Álvares Penteado, 70 – II Mezanino - Centro - São Paulo – SP - Segunda à sexta-feira, das 10 às 16hs - Entrada gratuita – http://www.nossacaixa.com.br

Fonte da matéria Digestivo Cultural http://www.digestivocultural.com/
Marília Almeida

Nenhum comentário: